Vampiros

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010


Saudações!

Acabo de ler A Rainha dos Condenados de Anne Rice e acabei recordando de Drácula de Bram Stoker. Ah, sim! Vampiros 'de verdade' por assim dizer...


A ferocidade, a volúpia, o charme...

Irresistivelmente letais, esses são os vampiros de que gosto.

Quem leu Drácula e não sentiu aquele arrepio quando 'viu' o Conde sombrio, terrível e belo tomar Mina Harker em seus braços e beber seu sangue?
Ou aquela ponta de dor e triunfo quando Drácula é transpassado pela estaca de madeira?
A descrição que nos faz ver com tanta clareza a névoa que envolve a pobre Lucy Westenra e, depois, os dois pequenos ferimentos em seu pescoço que a fazem definhar dia após dia até que ela finalmente morre e renasce como uma não-morta.
Ah! Todas as cenas de luta contra o extremo mal! Isso é que é um bom conto de vampiros!
Tudo bem, comecei com um do grandes, seria uma briga injusta e em nome da polidez vou usar uma obra um pouco menor para mostrar meu ponto de vista...




Ah! Lestat! Tão egoísta, tão selvagem e ainda assim portador do conhecimento de Eras inteiras! O Prícipe dos Moleques que despertou a grande Rainha dos Condenados com sua música. Libertou a monstruosa Mãe de todos os bebedores de sangue apenas pela necessidade de ser reconhecido e amado pelos mortais.
Maharet, uma da gêmeas ruivas, tão forte, antiga e misteriosa. Sim, Maharet demonstra certa piedade, o que de modo algum apaga o fato de que ela é uma assassina, que matar faz parte de sua natureza.
Mesmo que o tempo traga o ensinamento de que até a caça deve ser respeitada para alguns dos bebedores de sangue de Anne Rice, a autora não passa por cima do conceito de 'vampiro'.

Criaturas da noite que tem no Sol a sua ruína...
Vamos falar um pouco sobre isso?

Os amantes da saga Crepúsculo que me perdoem, mas os vampiros são monstros por excelência e assim devem permanecer. Pq destruir um bom vilão quando já temos tantos mocinhos???

Vampiros que brilham ao Sol??? Oh! Por favor! Que coisa mais odiosa!

Não lhe parece óbvio o pq de os vampiros de Stephanie Meyer não se transformarem em cinzas sob a luz do Sol????

o dia, a luz, o calor...

Símbolos de bondade, de vida. Os vampiros os detestam e a luz não lhes faz bem exatamente pq eles são vilões!

Os Vampiros da saga Crepúsculo não precisam dormir e não são feridos pela luz do Sol, logo deixam de ser criaturas noturnas e também se tornam mais simpáticos ao público o que possibilita que entre eles exista um grupo de mocinhos...

A questão é que beber sangue humano, ter poderes sobrenaturais e ser uma criatura noturna cruel são as características básicas do mito do vampiro, ou seja, as criaturas cheias de purpurina e vegetarianas de Stephanie Meyer não são, nem de longe, o que se pode chamar de vampiro.

Embora A Rainha dos Condenados e a demais crônicas vampirescas de Anne Rice não sejam dos melhores livros que já li, sem dúvida eles tem um lugar na lista de bons contos de vampiro.

Os vampiros bonzinhos que me desculpem, mas a maldade é fundamental!

That's All.

0 comentários:

Postar um comentário