Da crítica literaria ...

quinta-feira, 18 de março de 2010

Saudações!

Voltando ao tópico literatura, hoje decidi falar um pouco sobre a critica literária. Vou usar como exemplo autores que me são caros e dos quais a academia faz pouco caso.
Não sei se você, nobre leitor, sabe da discriminação que autores como J.R.R.Tolkien e Jane Austen sofrem por parte do meio acadêmico, caso não saiba, aqui fica alguma explicação a respeito disso. Acontece que, segundo alguns estudiosos, a critica e a teoria literária deveriam se focar apenas no cânone (aquele livro que foi consagrado pela história como a obra de shakespeare, por exemplo) e que os livros mais populares, os famosos best sellers, não deveriam tomar tempo dos profissionais da área de Letras.
Estou de acordo com o fato de que nem todo best seller é cânone, mas alguns indiscutivelmente o são.
Tanto o universo de O Senhor dos Anéis quanto o saboroso quadro da vida no período vitoriano pintado por jane Austen são exemplos de ótima literatura. O corpus fornecido pela obra de Tolkien é amplamente reconhecido em muitos lugares do mundo, então, pq a crítica literária brasileira teima em não reconhecer estas magnificas obra como boa literatura?
Ora, a arrogância exige que se mantenha a aparência de intelectual e na falta de verdadeiro talento em análise literária para fazer isso, esses dinossauros da crítica usam de um método bem comum: menosprezo, tornando o outro pequeno mostro o quanto sou grandioso.
A própria figura de Jane Austen já é um grande tópico de estudo. Sua vida é um enigma, como muitas de suas cartas foram queimadas pela própria família e o mais próximo que temos de uma biografia foi feito com o que sobrou, a própria figura da autora se tornou um construto da criatividade dos leitores, fazendo que a imagem de Jane Austen fosse mesclada com suas obras, criando um personagem/mito da autora de Orgulho e Preconceito.
Agora pergunto a você, que tão pacientemente lê o que tenho a dizer, parece algo normal que tópicos tão interessantes de estudo sejam deixados sob as sombras apenas pq o povo reconheceu a grandeza literária dessas obras?

A nova geração de criticos literários tem um salto a dar para que esses tesouro não seja perdido.

That's All.

0 comentários:

Postar um comentário